foto

3° Seminário Virtual do Núcleo Lusófono Parceria para a Transparência no Acordo de Paris (PATPA)

Event Date

Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência no Acordo de Paris (PATPA) organizou seu 3º Seminário Virtual dedicado ao intercâmbio e atualização entre os países lusófonos, no dia 06 de novembro 2020. O evento atraiu grande interesse com mais de 55 participantes.  

Dr. Telma Krug, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), abriu o seminário falando sobre a importância sobre definição espacial nas diretrizes do IPCC para inventários do setor de LULUCF.   

Dois países de língua portuguesa, Portugal e Brasil, apresentaram as suas experiências e lições aprendidas sobre o uso de imagens de satélites para elaboração de Inventários de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) para Florestas e Uso da Terra. 

Logo após, Dr. Mário Caetano, Subdiretor-Geral, Direção-Geral do Território de Portugal apresentou o Programa de satélites Copérnico, o qual é utilizado por Portugal e pela União Europeia. Ele também descreveu o acesso as imagens na página do programa, que é possível para outros países. E por último, Dr. Cláudio Almeida do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE) apresentou os três projetos monitoramento PRODES, DETER e TERRACLASS, que o governo brasileiro utiliza.  

No link ao lado direito, você pode encontrar as apresentações dos palestrantes convidados.   

Você pode acessar a gravação do evento através do link a seguir:   

3° Seminário Virtual do Núcleo Lusófono Parceria para a Transparência no Acordo de Paris (PATPA) - YouTube

Atualmente, o Núcleo Lusófono está desenvolvendo uma série de seminários virtuais, que serão apresentados esse ano de 2021. O próximo em fevereiro com data a confirma, será sobre as Emissões Fugitivas de GEE na Produção de Combustíveis  

Este evento virtual foi realizado com o apoio do Ministério Federal de Saúde, Segurança da Cadeia Alimentar e Meio Ambiente da Bélgica, bem como o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) no âmbito da PATPA e o Programa de Apoio Global (GSP) que é implementado em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  

Contato para perguntas:  

PATPA: Isabela Santos, @email   

GSP: Thiago Mendes, @email