foto

1ª Reunião Virtual dos Pontos Focais do Núcleo Lusófono

Event Date

O Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência no Acordo de Paris (PATPA) organizou sua 1ª Reunião Virtual dos Pontos Focais do Núcleo Lusófono dedicado ao intercâmbio e atualização entre os países lusófonos, no dia 09 de dezembro de 2020. O evento contou com a participação de 25 participantes de 7 países.

Ao longo de três horas e meia, os participantes do evento tiveram a oportunidade de trocar experiências, apresentar avanços no âmbito do Relatório de Atualização Bienal (BUR/BR) e das Comunicações Nacionais (NC) e discutir sobre o impacto da Covid-19 no trabalho da transparência, soluções usadas nesse tempo de pandemia e os planos para 2021. Além disso, foram apresentados ao relatório de atividades dos avanços 2019-2020 do Núcleo Lusófono, às atividades no âmbito das mudanças do clima na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e à expectativa da agenda das próximas negociações dos tópicos MRV/Transparência. E por final, um plano de atividades para o Núcleo Lusófono foi juntamente feito pelos países.

No link a seguir, você pode encontrar a agenda e as apresentações dos palestrantes convidados:

1a Reuniao dos Pontos Focais do Nucleo Lusofono - PATPA_0.pdf (transparency-partnership.net)

Você pode acessar a gravação do evento através do link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=oHKB8WlHVXs

Durante o Seminário, ficou evidente que, apesar das limitações impostas pela impossibilidade de se encontrarem pessoalmente devido à pandemia, os membros do Núcleo Lusófono valorizaram o formato virtual e se engajaram nas discussões e colaborações. Eles se mostraram otimistas com as possibilidades de colaboração para 2021 e reforçaram sua satisfação com o apoio recebido.

Este evento virtual foi realizado com o apoio do Ministério Federal de Saúde, Segurança da Cadeia Alimentar e Meio Ambiente da Bélgica, bem como o Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) no âmbito da PATPA e o Programa de Apoio Global (GSP) que é implementado em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Contato para perguntas:

PATPA: Isabela Santos, @email 

GSP: Thiago Mendes, @email

TRILHA SONORA DA REUNIÃO

https://www.youtube.com/playlist?list=PLGH226tU_EznNwrVA422ikl0HenP1BV-F